Nossa proposta, durante o "Mês da Criança", foi repleta de atividades ludo-pedagógicas, extraclasse, variadas e interessantes, visando proporcionar às crianças oportunidades de lazer e sociabilidade.
19 de dezembro de 2011
Parceria - UNESP
Programa de Promoção de Saúde Bucal
Programa de Saúde Bucal nas Escolas Municipais de Educação Infantil de Araçatuba-SP
Durante todo o ano de 2011, recebemos a visita destes profissionais da Saúde Bucal em nossa escola, trabalhando de uma maneira ludo-pedagógica para orientação sobre a Saúde Bucal em geral.
O Projeto de Extensão é desenvolvido nas dependências das Escolas Municipais de Educação Infantil de Araçatuba, São Paulo, tendo como parceira a Secretaria de Educação do município.
O principal objetivo do projeto é proporcionar aos pré-escolares o desenvolvimento de suas capacidades cognitivas, capacidades afetivas e capacidades psicomotoras.
Didaticamente são exploradas, com muita ênfase, as dramatizações, os desenhos e pinturas, a música, o faz de conta, os meios audiovisuais, as atividades ludo-pedagógicas.
As atividades lúdicas são muito utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, dentre elas, podemos citar: figuras de encaixe, amarelinha, dominó, quebra-cabeça, jogo da memória.
São propostas reuniões de grupos nas quais, em conjunto com os docentes e pós-graduandos, discute-se a forma de abordagem da criança, a linguagem adequada para cada faixa-etária, os instrumentos (canal de comunicação) e os temas que serão trabalhados.
12 de outubro de 2011
REUNIÃO COLETIVA - 30/09/2011
REUNIÃO COLETIVA – 30/09/2011
“O tempo que levamos dizendo que para haver alegria na escola é preciso primeiro mudar radicalmente o mundo é o tempo que perdemos para começar a inventar e viver a alegria". (Paulo Freire)
a) Vídeo para Acolhimento e Reflexão: “Vida Maria”;
b) “Fazer em Cantos” – Levantamento coletivo dos avanços já alcançados e das adaptações e reorganizações que ainda precisam ser feitas;
c) Leitura coletiva do texto “O Melhor de Tudo são as Crianças” do livro “Conversas sobre Educação” de Rubem Alves – Editora Verus (p.29 a 34);
d) Sugestão de Direitos das Crianças pela Equipe Escolar e conclusões da leitura com a exposição destes feita por Rubem Alves;
e) Socialização das técnicas recebidas na Oficina de Natal Sustentável para posterior repasse comunitário, envolvendo os pais;
f) Organização final das atividades e projetos a serem realizados no 4º bimestre.
5 de outubro de 2011
Parede Mágica - M1 A Prof. Ana Paula
DESENVOLVENDO O POTENCIAL CRIADOR
"A criança tem uma Linguagem própria, constrói seu conhecimento explorando ações da sua realidade, expressando-se com seus parceiros visíveis ou invisíveis." Vicktor Lowenfeld
As Cem linguagens
A criança é feita de cem.
A criança tem cem mãos,
cem pensamentos,
cem modos de pensar,
de jogar e de falar.
Cem alegrias para cantar e compreender.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois, cem, cem, cem),
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
Cem mundos para descobrir.
Cem mundos para inventar.
Cem mundos para sonhar.
A criança tem cem linguagens
(e depois, cem, cem, cem),
Mas roubaram-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura separam-lhe a cabeça do corpo.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.
Dizem-lhe: de pensar sem as mãos,
de fazer sem a cabeça,
de escutar e de não falar,
de compreender sem alegrias,
de amar e maravilhar-se
só na Páscoa e no Natal.

Dizem-lhe: de descobrir o mundo que já existe
e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
e de cem, roubaram-lhe noventa e nove.
Dizem-lhe: que o jogo e o trabalho,
a realidade e a fantasia,
a ciência e a imaginação,o céu e a terra,
a razão e o sonho,
são coisas que não estão juntas.
Dizem lhe: que as cem não existem.
A criança diz ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
A criança diz ao contrário, as cem existem.
Loris Malaguzzi
“Arte significa ter mais linguagens e mais linguagens significa diferentes formas de representar o Mundo. Queremos que as nossas crianças tenham mais do que uma imagem acerca de uma coisa… Quantas mais formas de linguagem se introduzirem (música, dança, drama, pintura, etc.) mais rica a escola será”.
(FORMOSINHO, Júlia Oliveira (2007) Modelos Curriculares Para a Educação de Infância, PORTO, Editora, pág. 108)
Projeto Guri - Parceria
Dentro do projeto - "Brincando se aprende...", neste 3º bimestre trabalhamos dando ênfase aos eixos: Música e Movimento, com o objetivo de, através do lúdico, resgatar e valorizar a cultura popular, por meio da confecção de instrumentos musicais e vivências diversas de música e movimentos.Como encerramento do bimestre, fizemos uma aula de campo: visita à Secretaria de Cultura onde as crianças puderam apreciar e participar de algumas apresentações de música e dança com o Projeto Guri.
O Maternal 2 B da Professora Rose aproveitou a oportunidade e também se apresentou usando as vagens de flamboyant como instrumentos musicais para acompanhar a música "Carangueijo peixe é".
Assinar:
Postagens (Atom)