Alunos recebem Orientação Odontológica
No último dia 10, nossos alunos receberam a visita de pós-graduandos do Departamento Odontológico Infantil e Social da UNESP de Araçatuba para realização de exame preventivo. Todas as crianças foram examinadas, incluindo as de berçário.
De acordo com a dentista Renata Colturata, os exames preventivos devem ser realizados desde cedo. “É importante esse contato com as crianças do berçário. Dessa forma, elas se acostumam com a presença do dentista e facilitam o atendimento clínico”.
A visita faz parte de um projeto de pesquisa com o objetivo de diagnosticar os principais problemas bucais. “Através do diagnóstico é possível identificá-los. A partir daí nós enviaremos um relatório à Prefeitura, para que medidas preventivas e curativas sejam tomadas” explica o dentista José Nayme.
“Nós sabemos que a prevenção ainda é o melhor remédio. Por isso, eu acho muito importante que as crianças realizem exames preventivos, especialmente alunos do berçário. É necessário incluí-los no processo, pois quanto mais cedo receberem tratamento melhor será a adaptação”, afirma a coordenadora Déborah Alves Basso.
Saúde Bucal
A Escola ainda recebe, quinzenalmente, a visita da dentista Janaina Zavitoski Silva, profissional da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Alvorada. Ela e a auxiliar Kátia Rafael Barbiero de Lima desenvolvem várias ações educativas com as crianças. Palestras sobre higiene bucal, vídeos educativos e escovação supervisionada estão entre as atividades. O projeto direcionado para faixa etária de três anos é iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde.
2 comentários:
acho muito importante esse tipo de prevenção, pois a criança recebendo essa orientação na escola, com certeza ela vai crescer sabendo tudo como cuidar da sua higiene bucal, fazendo com que elas no futuro nao faça parte da estatistica de pessoas novas que ja usa protex dentaria
Realmente como se diz o jargão popular "Prevenir é melhor do que remediar". Daí a importância da criança aprender as técnicas de higiene bucal criando uma responsabilidade para com a sua higiene de um modo geral. Isso faz com que a mesma visite o dentista apenas para que sejam realizados procedimentos preventivos (exame clínico, profilaxia dentária e flúor). Logo, a mesma desconhecerá o vocábulo "dor de dente".
Não posso deixar de citar que a gestão da escola tem uma enorme colaboração para com esses procedimentos preventivos que nós realizamos. Obrigada à Renata e Débora por abrirem as portas de sua escola para que possamos realizar o nosso trabalho preventivo-educativo do melhor modo possível.
Janaína Zavitoski da Silva- Cirurgiã-dentista
Postar um comentário